40 anos do Olodum: ação no Salvador Bahia Airport comemora aniversário do grupo

40 anos do Olodum: ação no Salvador Bahia Airport comemora aniversário do grupo

Os passageiros do voo AR1228, vindo de Buenos Aires, foram recebidos com uma surpresa ao desembarcar no Salvador Bahia Airport nesta sexta-feira (26). Eles receberam camisas do Olodum com mensagens comemorativas aos 40 anos do grupo.


A ação foi uma iniciativa do aeroporto em homenagem ao aniversário do Olodum, que completou quatro décadas na última quinta-feira (25). “Não poderíamos deixar de prestar esta homenagem, principalmente pela importância que o Olodum tem para o estado, pela afirmação das nossas raízes africanas, pelo símbolo da nossa cultura que o grupo se tornou”, salientou Daniela Franco, gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport.


No Terminal de Passageiros, o grupo vindo de Buenos Aires se deparou ainda com vídeos que contam a história do grupo e mostram um pouco das suas turnês, apresentações no Carnaval e do Femadum, festival de música que acontece anualmente no Pelourinho. Todo o material foi desenvolvido pela TV Olodum, uma das muitas ações desenvolvidas pelo grupo.


Tendo se apresentado em 39 países do mundo, fazer uma ação na principal porta de entrada de turistas internacionais do estado da Bahia tem muito simbolismo. O presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, aponta inclusive que a Argentina é um dos países em que o grupo tem o maior público.


O gestor destaca que a atividade também teve outro significado, o de identificação da nova administração do Aeroporto com os valores do Olodum. “A homenagem dá uma ideia de que o Aeroporto é também participante da luta pela cidadania e pela cultura da Bahia e contribui para o desenvolvimento de ações da terra”, pontuou.

 

Aniversário

 

No dia 25 de abril, o grupo completou 40 anos de atividades. A banda que surgiu como uma brincadeira de Carnaval para entreter os moradores do Pelourinho, cresceu e virou o Grupo Cultural Olodum, organização não-governamental que abriga diversos projetos sociais, como a Escola Mirim do Olodum. Famoso mundialmente, o Olodum há décadas leva a cultura da Bahia além das fronteiras do estado e se tornou um importante símbolo da luta antirracista e pelos direitos civis e humanos.

 

Sobre o Salvador Bahia Airport

 

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Aeroporto Salvador Bahia está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.
 
O Aeroporto Salvador Bahia foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 20.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019. 
 

Sobre a VINCI Airports

 

A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.
 
Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.