Arco do triunfo e visita de spotters celebram pouso de novo avião da Airbus em Salvador

Arco do triunfo e visita de spotters celebram pouso de novo avião da Airbus em Salvador

A capital é a terceira cidade do mundo a receber o A330neo, através de voo operado pela TAP

 

A estreia do moderno Airbus A330-900neo no Aeroporto de Salvador na noite da última sexta-feira (25) foi marcada pelo batismo da aeronave e diversos registros fotográficos. Seguindo a tradição mundial da aviação, o voo TP029 - operado pela TAP - foi recebido com um arco do triunfo (dois jatos de água de reuso que se encontram formando um arco) feito pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Além disso, o primeiro pouso da aeronave contou com a presença dos spotters, apaixonados por aviação que percorrem aeroportos em busca de registrar diferentes modelos de aviões. O grupo de cerca de 20 pessoas pôde fazer fotos da pista de pouso e ainda teve a oportunidade de visitar o interior do moderno A330neo, que fez sua estreia em dezembro do ano passado.

Toda vez que um modelo novo ou raro de aeronave pousa no Aeroporto de Salvador, spotters de toda a Bahia e até de estados vizinhos procuram registrar este momento em fotos ou vídeo. Quando se é possível, a administração do aeródromo permite o acesso controlado ao pátio para que estes aficionados possam fazer seus registros de ângulos exclusivos. A convocação acontece por meio de um cadastro pré-existente. Os interessados em fazer parte do grupo de spotters devem enviar um e-mail para spotters@salvador-airport.com.br.

Isac Mamede é piloto e foi um dos spotters contemplados para conhecer de perto o A330neo. “Estar próximo de um avião desse porte com o motor acionado é incrível! Do pátio, a gente consegue ângulos exclusivos para capturar as melhores imagens da aeronave”, comemora.

 

Novidade

 

O Airbus A330-900neo despertou muita curiosidade porque é um modelo ainda pouco visto. Um dos últimos lançamentos da Airbus, ele tem operação exclusiva da TAP em âmbito mundial e além de Salvador, só voou em operações comerciais para as cidades de Lisboa e São Paulo. O primeiro voo comercial saiu de Lisboa para a capital paulista em 15 de dezembro do ano passado.

Desde que foi integrado à rede VINCI Airports, em 2 de janeiro de 2018, o Aeroporto de Salvador tem empreendido esforços e investimentos para ser capaz de abrigar os mais diversos tipos de aviões. A pista auxiliar foi completamente reformada e agora também é capaz de receber aeronaves de maior porte, cuja envergadura pode chegar a 36 m, como o Boeing 737 e o Airbus 320.  A pista principal teve a iluminação substituída e está sendo reformada para ficar de acordo com os mais altos padrões de segurança. No fim de 2019, os aviões terão à disposição ainda um novo píer com seis fingers (pontes de embarque).

Além disso, para assegurar o crescimento de voos para a capital baiana, o time de negócios aéreos tem intensificado a relação com os planejadores de malhas e área de planejamento estratégico das empresas aéreas, bem como participa de feiras, fóruns e eventos similares apresentando o destino Bahia e o programa de incentivos para novas rotas para o Aeroporto de Salvador.

 

Mais conforto

 

Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. A nova cabine Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço entre as poltronas para os clientes, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabine em LED que ao longo da viagem cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do Jet Lag. O avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

O Airbus A330-900neo é uma aeronave de última geração. O novo avião incorpora a mais recente versão de motores Rolls-Royce Trent 7000, altamente eficientes e uma asa de maior envergadura com otimização 3D e com novos sharklets que proporcionam um melhor desempenho aerodinâmico. Em conjunto, estes avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível, entre 10 e 12% em comparação com aeronaves concorrentes de tamanho similar que pertencem à geração anterior.

 

Sobre o Aeroporto de Salvador

 

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Aeroporto de Salvador está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.
 
O Aeroporto de Salvador foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que incluiu a construção de uma nova área construída de 20.000 m² e troca de mobiliário do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

Sobre a VINCI Airports

 

A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de
aeroportos, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos
localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino
Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 192,5 milhões de passageiros em 2018.
 
Por meio de sua expertise, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.

Sobre a TAP

 

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa e possui 70 frequências semanais partindo de 10 cidades brasileiras - Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - para Lisboa e/ou Porto. 
 
Criada em 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos, com o consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Com Hub em Lisboa, localização privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central do Sul, a TAP é líder na operação entre o Brasil e a Europa, além de uma rede que cobre 81 destinos em 34 países a nível mundial.
 
Operando em média cerca de 2.500 voos por semana, a companhia dispõe de uma frota de 63 aeronaves Airbus e mais 17 na frota regional TAP Express. Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das novas tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e confiança.
 
Eleita a Companhia Aérea da Europa Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul em 2016, 2015 e 2014, pelos WTA, World Travel Awards, foi também eleita Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012, pelos WTA, e detém igualmente o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, dos WTA, em 2009, 2010, 2011 e 2012. A UP, revista de bordo da TAP foi também premiada pelos WTA em 2016 e 2015 como a Revista de Bordo Líder na Europa. Eleita pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva - América do Sul, em 2013, a TAP foi também eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011, 2012, 2013 e novamente em 2015, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prêmio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller em 2010, foi eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011 e também a Companhia Aérea com Melhor Reputação em Portugal, pelo Reputation Institute em 2014. A Revista UP da TAP foi também eleita em 2015 a Melhor Revista de Bordo da Europa pelos WTA (World Travel Awards).