Artistas fazem criações ao vivo no Aeroporto de Salvador

Artistas fazem criações ao vivo no Aeroporto de Salvador

A intervenção artística transforma os tapumes das obras de modernização do equipamento em painéis com a temática Bahia

Quem passar pelo Aeroporto de Salvador nos próximos dias vai ter a oportunidade de ver painéis artísticos com a temática da Bahia serem criados ao vivo a partir dos tapumes das obras de modernização do equipamento. As criações integram a exposição “Arte no Ar”, lançada nessa quarta-feira (06), com 30 peças assinadas pelos artistas Elano Passos, Ronald Lago e Alexandre Feliciano.  
 
O primeiro conceito explorado pelos artistas foi “Baianas”, trabalhado em três painéis, um assinado por cada artista. Um deles, inclusive foi criado ao vivo por Elano durante o evento de lançamento. Temas como “Sincretismo”, “Faróis de Salvador”, “Capoeira” e “Pontos Turísticos” também vão ganhar destaque nos painéis expostos. 
 
“Ao fazer referência à cultura, arquitetura e belezas da Bahia, a exposição reflete o conceito de ‘sense of place’ presente nos 46 aeroportos VINCI espalhados pelo mundo, em que os terminais deixam de ser impessoais para transmitir a identidade do local”, destaca o diretor-presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas. 

Ao vivo

 

Na quinta (07) e na sexta (08), às 15h, Elano estará no Aeroporto dando vida a algumas dessas peças. Já no sábado, pela manhã, será a vez de Ronald e Alexandre produzirem alguns painéis diante dos olhos do público. “A ideia de criar boa parte deles ao vivo é para que as pessoas participem do momento de criação, interajam com a nossa inspiração e se surpreendam com o resultado”, explica Elano, que é também o curador da mostra.
 
Aberta ao público, a exposição fica em cartaz durante todo o período de vigência das obras no Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports. As criações serão reposicionadas conforme as intervenções avançarem e novas áreas forem isoladas para reforma. Os primeiros painéis foram produzidos durante o lançamento da mostra, onde Elano apresentou o charme e a leveza dos seus traços preto e branco combinados à explosão de cores de 
Ronald e Alexandre. 

Sobre a exposição

 

“Arte no Ar” reúne 30 obras na dimensão de 2,20m x 1,20m feitas em partes de tapumes que seriam descartados. As pinturas espalhadas por diversos ambientes do Aeroporto visam proporcionar uma pausa no olhar entre as chegadas e partidas dos passageiros e dialogar com os 25 mil turistas e baianos que circulam diariamente pelo local

Sobre o Aeroporto de Salvador

 

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Aeroporto de Salvador está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.
 
O Aeroporto de Salvador foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que incluiu a construção de uma nova área construída de 20.000 m² e troca de mobiliário do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019. 

Sobre a VINCI Airports

 

A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 192,5 milhões de passageiros em 2018.

Por meio de sua expertise, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e operaaeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.