Aeroporto de Salvador recebe selo da diversidade étnico-racial

Aeroporto de Salvador recebe selo da diversidade étnico-racial

Hoje, 12 de dezembro, em cerimônia às 11h no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, o Aeroporto de Salvador recebeu o Selo da Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria da Reparação da Prefeitura Municipal de Salvador a organizações que desenvolvem ações para promoção da igualdade racial.

 

O Selo estabelece diretrizes e compromissos para as empresas signatárias no que diz respeito ao combate do racismo institucional e à promoção da equidade nas relações de trabalho. O diretor-presidente do Aeroporto, Julio Ribas, comemora a conquista. “Valorizamos muito a identidade local e é uma honra para nós esse reconhecimento do esforço contínuo feito para promover a diversidade no ambiente de trabalho, na gestão de nossas operações e nas relações com os usuários”, afirma.

 

A Concessionária do Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports, vem adotando diversas ações para ampliar seu posicionamento de inclusão étnico-racial. Um exemplo disso foi a realização em novembro do “Afroinovação: fortalecendo o turismo étnico e a economia criativa”, com uma série de atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra.

 

Ainda em novembro, funcionários, lojistas e empresas contratadas que atuam no Aeroporto participaram de workshop sobre a diversidade étnico-racial e as relações sociais, ministrado por Leomar Borges dos Santos, coordenador de Articulação e Projetos Especiais para a Diversidade da Secretaria da Reparação da Prefeitura Municipal de Salvador.

 

“Quando a VINCI Airports assume esse compromisso com a diversidade étnico-racial, está dando um passo importante, pois este é um assunto de difícil discussão. Já começamos o processo de formação da equipe num evento onde o presidente estava presente. Isso mostra que é algo de nível estratégico”, comentou Santos. O evento teve como proposta sensibilizar as empresas e funcionários que atuam no Aeroporto para os desafios da equidade racial dentro das organizações.

 

Diversidade como compromisso

 

A VINCI Airports, rede da qual o Aeroporto de Salvador faz parte, traz a diversidade como um de seus valores, buscando combater todas as formas de discriminação na contratação, nas relações profissionais e na evolução de carreira dos seus colaboradores, acolhendo inclusive pessoas de diferentes origens em seus cargos de liderança.
 
A Concessionária do Aeroporto de Salvador completa em janeiro seu primeiro ano de operação e já apresenta uma força de trabalho diversa em raça, origem, idade, orientação sexual, religião e gênero, refletindo a sociedade onde está inserida.
 
Atualmente, 66% dos colaboradores do Aeroporto se declaram negros e pardos, assim como 73% das lideranças nos cargos de supervisores e coordenadores e 25% entre gerentes e diretores. Além disso, entre as mulheres que compõem o quadro de trabalho do equipamento, 65% delas são negras.
 
“O desafio para os próximos anos será promover políticas internas de desenvolvimento e planos de sucessão que permitam a ascensão de profissionais negros e pardos a posições sêniores na liderança”, afirma a gerente de RH do Aeroporto de Salvador Isabela Dantas.

Além disso, está em curso no Aeroporto a implementação de políticas de inclusão na contratação de estagiários e aprendizes. Também está sendo criado um comitê de diversidade com o objetivo de desenvolver e implementar ações não somente no contexto de gestão de pessoas, mas também no contexto institucional. O Comitê será um grupo multidisciplinar com uma agenda para a promoção de discussão sobre o tema, trazendo ideias e ações voltadas para o combate à discriminação.
 
Sobre a VINCI Airports

 

A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, gerencia o desenvolvimento e as operações de 44 aeroportos localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suécia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 180 milhões de passageiros em 2017.

Por meio de sua expertise e do profissionalismo de seus 12 mil funcionários, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções.

 

Em 2017, seu faturamento anual para atividades de gerenciamento atingiu 3,2 bilhões de euros, com um valor consolidado de 1,4 bilhões de euros.  Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.