NOVA ÁREA DE EMBARQUE DO SALVADOR BAHIA AIRPORT PASSAPOR PRIMEIROS TESTES

NOVA ÁREA DE EMBARQUE DO SALVADOR BAHIA AIRPORT PASSAPOR PRIMEIROS TESTES

Na manhã desta sexta-feira (12), cerca de 100 trabalhadores do Salvador Bahia Airport se reuniram no segundo pavimento para testar a nova área de pré-embarque, que será aberta ao público no próximo dia 17 de abril. Formado por empregados do Aeroporto e de empresas parceiras, entre liderança, engenheiros, operários e profissionais das áreas administrativas, o grupo foi o primeiro a fazer o caminho desde o novo conjunto de circulação vertical – escadas e elevadores - até o píer existente, onde estão os portões que dão acesso às aeronaves.

O objetivo da ação foi testar, além da estrutura física, o funcionamento dos equipamentos de inspeção (detector de metais e aparelhos de raio-x), os procedimentos de pré-embarque e qualidade de serviço. Entre os itens avaliados pela equipe técnica do Aeroporto estavam tempo de fila, confiabilidade do canal de inspeção, procedimentos de contingência, atendimento ao usuário e fluxo operacional.

Na ocasião, houve ainda a simulação de situações adversas, como queda do sistema, interrupção do fornecimento de energia elétrica, porte de itens proibidos e desordem. Agentes de proteção de aviação civil (APACs) também participaram da simulação e contribuíram para a identificação de oportunidades de melhorias no processo de embarque. A acessibilidade foi testada com a presença de cadeirantes.  Após a simulação, uma equipe multidisciplinar realizou análise crítica com definições para correção imediata de pendências, como, por exemplo, pequenos ajustes na calibração de alguns equipamentos de inspeção e otimização de espaço dedicado a filas.

“Além de valorizar o esforço e a dedicação da equipe ao longo de meses de trabalho, a ação teve como objetivo testar os procedimentos e equipamentos, garantindo que o novo canal de inspeção esteja preparado para o dia da abertura oficial do novo embarque e operando com total eficiência”, afirma Gil Guimarães, Gerente de Engenharia do Salvador Bahia Airport.