VINCI Airports passa a integrar o Comitê Global de Meio Ambiente da ACI

VINCI Airports passa a integrar o Comitê Global de Meio Ambiente da ACI

O Salvador Bahia Airport, operado pela VINCI Airports, é agora parte do Comitê Permanente de Meio Ambiente do Conselho Internacional do Aeroportos (ACI Global)


Devido às suas iniciativas ambientais reconhecidas nacional e internacionalmente, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, acaba de ser indicado para integrar o Comitê Permanente de Meio Ambiente do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI Global).


O mandato de membro do Comitê tem duração de três anos. O Comitê Permanente Global do Meio Ambiente desenvolve as políticas da ACI sobre questões ambientais da aviação global. É composto por 25 membros de todas as regiões em que a ACI está presente (América Latina e Caribe, África, Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa). Os temas tratados incluem poluição sonora, emissões de motores de aeronaves e qualidade do ar nos aeroportos, sistemas de gestão ambiental, gestão de águas subterrâneas, gestão de resíduos e manejo de fauna.


Desde que foi integrado à VINCI Airports, o Aeroporto de Salvador vem investindo em iniciativas para redução de impactos ambientais e conservação dos recursos naturais. As ações têm como base a política ambiental global da VINCI Airports, Air Pact, que estabelece metas sustentáveis para seus aeroportos a partir de seu compromisso com a preservação do meio ambiente.


O Aeroporto de Salvador foi pioneiro no Brasil a ser zero efluente (100% dos efluentes são tratados e convertidos em água de reuso) e a não dispensar resíduos sólidos em aterros sanitários, recuperando todo o lixo gerado. Este último feito, inclusive, é uma das metas da Air Pact para 2030, mas que já foi atendida pelo Salvador Bahia Airport no ano de 2020. O equipamento também saiu na frente com a instalação da primeira usina solar em aeroportos no país, com 4,2 MW de potência, para atender a 30% da necessidade de consumo de energia do terminal de passageiros.


Além disso, o Aeroporto conquistou o nível 2 da certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) e que reconhece progressos em direção à redução da pegada de carbono.


Estas e outras iniciativas, fizeram com que o Salvador Bahia Airport recebesse o título de "Aeródromo mais sustentável", concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2019, e o Prêmio Via Viva na Categoria Aeroportuária, entregue pelo Ministério da Infraestrutura,  além de reconhecimentos internacionais, como o "ACI-LAC Green Airport Recognition", em função do trabalho de eficiência energética e o gerenciamento do risco da fauna que desenvolve. 


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano.


Apontado como o "Aeródromo Mais Sustentável do Brasil", o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu pioneirismo em ações de preservação ambiental.  Norteado pela Air Pact, estratégia global da VINCI Airports, o aeroporto foi o primeiro do Brasil a reutilizar 100% da água consumida, a não dispensar resíduos sólidos para aterros sanitários e a ter uma usina solar – com 4,2 MW de potência. As ações do aeroporto para redução de emissão de carbono o levaram ainda a receber a Certificação de Acreditação em Carbono (ACA Certification)  pelo Conselho Internacional de Aeroporto (ACI). Mais informações podem ser encontradas no site www.salvador-airport.com.br ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, administra o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos localizados no Brasil, Camboja, Chile, Costa Rica, República Dominicana, França, Japão, Portugal, Sérvia Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Atendida por mais de 250 linhas aéreas, a rede VINCI Airports transportou mais de 255 milhões de passageiros em 2019.


Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar a gestão e o desempenho dos aeroportos e fazer ampliações e outras melhorias. Em 2019, sua receita anual para atividades geridas foi de 4,9 bilhões de euros e de 2,6 bilhões de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.