Aeroporto de Salvador recebe exposição Femina Aurea

Aeroporto de Salvador recebe exposição Femina Aurea

Com concepção e direção artística de Ana Vitoria Fonsêca, mostra exibe fotografias em preto e branco que retratam mulheres com deficiência física
 
 
Retratar a beleza de mulheres com deficiência física e mobilidade reduzida. Essa é a proposta da exposição fotográfica Femina Aurea, que entrou em cartaz no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, no dia 19 de dezembro.


Com visitação gratuita no 10 pavimento, em frente à área de check-in, a mostra traz fotografias em preto e branco, reunindo visões artísticas de seis renomados fotógrafos baianos: Dione Tonheiros, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena. 


Com olhar sensível e apurado, os fotógrafos captaram a beleza feminina que não se alinha com o padrão estético corporal vigente na sociedade contemporânea. A concepção e a direção artística da mostra ficam por conta da produtora de moda Ana Vitória Fonsêca. 

A ideia de criar o projeto surgiu a partir de um desafio vivenciado por Ana quando teve que criar uma coleção de roupas especificamente para pessoas com mobilidade reduzida e percebeu a importância de retratar esses corpos. A colunista, palestrante e consultora de imagem e comportamento Maria Medeiros assina a gestão cultural internacional. 


Entre os objetivos da exposição, estão promover uma reflexão sobre o referencial de beleza atual, ampliar a representatividade das pessoas com deficiência, incentivar a valorização e o respeito à diversidade, à equidade de direitos e oportunidades e ao convívio social mais inclusivo. 


Uma das fotos que compõem a exposição, intitulada "Liu", da fotógrafa baiana Flávia Cirne, já obteve inclusive reconhecimento internacional, sendo premiada e escolhida como uma das 10 ganhadoras do EDDW19, concurso internacional de fotografias: "TOGETHER FOR INCLUSION", organizado pelo IDCC, e percorrerá a Europa ao longo do ano de 2020.   


Para a gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco, receber a exposição é mais uma prova do compromisso do Aeroporto com a promoção da diversidade, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. "Além disso, representa uma maneira de transformar o nosso Aeroporto num espaço vivo, com programação cultural e valorização da cultura e da arte", acrescenta. 


Antes de aterrissar no Salvador Bahia Airport, a exposição já passou de forma itinerante pelo Salvador Shopping, Espaço Morar Mais, Teatro Castro Alves, Centro de Cultural da Câmara Municipal de Salvador, Prefeitura da cidade de São Paulo e Espaço Porto Salvador. 


Serviço
O que: Exposição Femina Aurea
Quando: de 19 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020
Onde: Salvador Bahia Airport, 10 pavimento , em frente à área de check-in. 
Entrada franca


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Na lista dos dez aeroportos mais movimentados do País, ele conecta o estado da Bahia a cerca de 30 destinos, tanto domésticos quanto internacionais. 


Desde o início da Concessão, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Grandes investimentos em um programa de modernização e ampliação levaram à extensão de 22.000 m² de área construída, ao acréscimo de seis novas pontes de embarque, à abertura de mais uma pista para aviação comercial e à instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio. Além disso, o aeroporto se comprometeu a apoiar o desenvolvimento econômico do estado através do desenvolvimento de tráfego e iniciativas de estímulo ao turismo. 


Reconhecido como um aeroporto verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos, o Salvador Bahia Airport se destaca por suas conquistas no campo da sustentabilidade entre as quais zero descarte de efluentes, adoção de medidas visando eficiência energética, e a implementação de um programa efetivo de reciclagem. As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da VINCI Airports em reduzir sua pegada de carbono. O Aeroporto também procura valorizar e promover as especificidades culturais e sociais da Bahia, um de seus grandes ativos. 


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.


Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada.  Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.