Coronavírus | Dúvidas Frequentes

Coronavírus | Dúvidas Frequentes

  • 1- Como faço para saber se meu voo está confirmado?

    Entre em contato com a companhia aérea ou agência de viagens que emitiu a passagem. 

    2 – Devo fazer o check-in online?

    Sim. Recomendamos a realização do check-in pela internet para evitar a formação de filas e aglomerações no terminal de passageiros.

    3 – Posso ir acompanhado (a) ao Aeroporto?

    Não. A orientação do protocolo sanitário para aviação civil da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é que apenas as pessoas que vão viajar se dirijam ao terminal de passageiros.

    4 – Devo usar máscara ao aeroporto?

    Sim. O uso de máscara é recomendado pelo Ministério de Saúde para a proteção de todos.

    5 – Posso levar álcool em gel na bagagem de mão?

    Sim. Em voos domésticos, é permitido levar um recipiente de até 500 ml com o fechamento em perfeito estado.

    6 - Onde encontro orientações para viagens durante a pandemia de Covid-19?

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibilizou um guia para passageiros. Clique aqui e acesse.

  •  1 – Onde encontro álcool em gel no aeroporto?

    Dispomos de dispensers de álcool em gel em todo o terminal, como na praça de alimentação e saída dos sanitários. Em caso de dificuldades, solicite orientação de nossa equipe.

    2 - Estou apresentando sintomas de virose ou Covid-19. Devo viajar?

    Não. A recomendação é de que adie sua viagem e busque orientação médica.

    3 - É seguro ficar dentro de uma aeronave respirando o mesmo ar por muitas horas?

    Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), as aeronaves renovam 99,9% do ar que circula a bordo.

    4 - O que devo fazer se eu tiver um mal-estar físico dentro do aeroporto ou durante o voo?

    Dentro do aeroporto, procure nossos agentes de terminal identificados com o colete amarelo. Se o mal-estar acontecer durante o voo, acione imediatamente o (a) comissário (a) de bordo - não é necessário esperar o desembarque.

    5 – Os funcionários do Aeroporto estão usando máscaras?

    Atendendo aos protocolos definidos pela Anvisa, todas as pessoas que trabalham dentro do Aeroporto devem usar máscaras, sejam funcionárias do Aeroporto ou não, além de manter a distância de segurança e fazer a constante higienização das mãos. 

  • 1 - O Aeroporto de Salvador está aberto?

    O aeroporto permanece aberto. Contudo, verifique o status do seu voo junto à companhia aérea antes de sair de casa.

    2 - O terminal de cargas (TECA) está funcionando normalmente?

    Sim, o Terminal de Cargas do Salvador Bahia Airport segue funcionando, atendendo todas as orientações sanitárias previstas pelos órgãos competentes.

    3 – O Aeroporto está recebendo voos?

    Sim, estamos recebendo voos domésticos essenciais com regularidade, garantindo conectividade com outras regiões do país. 

    4 – Durante a reforma da pista principal, o aeroporto ficará fechado?

    Não. O Aeroporto permanecerá aberto e os pousos e decolagens ocorrerão na pista auxiliar. As companhias aéreas foram avisadas com antecedência para que adaptem suas operações às condições deste período.

    5 - O sistema de embarque do aeroporto mudou? O aeroporto está operando apenas em um andar?

    Durante as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e consequente redução do número de voos, estamos concentrando as operações temporariamente no andar térreo, incluindo check-in, despacho de bagagem, embarque e desembarque de passageiros. Placas de sinalização provisórias foram instaladas para orientar os passageiros.

    6 – As lojas do aeroporto estão funcionando?

    Seguindo os decretos municipais, apenas os serviços essenciais, além de caixas eletrônicos e das vending machines estão funcionando. Tão logo a situação se normalize, todas as operações voltarão a funcionar normalmente.

    7 – Perdi um objeto. Como faço para recuperar?

    Envie um e-mail para aep@salvador-airport.com.br.

  • 1 – O que o Aeroporto está fazendo para prevenir a propagação do Coronavírus?

    O Salvador Bahia Airport intensificou a limpeza e higienização de todas as suas áreas comuns, além de disponibilizar álcool em gel em vários pontos do terminal e adotar distâncias de segurança em todos os pontos de fila. Também estão sendo divulgados materiais de comunicação visual com conteúdo sobre prevenção. Consulte mais informações em nossas mídias sociais @salvadorbahiaairport (Facebook e Instagram).

    2 - O aeroporto está preparado para o caso de receber passageiro com sintomas?

    Sim. O Aeroporto de Salvador conta com um Plano Especial de Contingência desenvolvido em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em que constam os procedimentos adotados no caso de identificação de passageiros com sintomas do vírus.

    3- Quem faz a triagem de passageiros?

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão competente para fazer o controle sanitário em todos os portos, aeroportos e fronteiras do país.

  • 1 - Cheguei no Aeroporto e meu voo não constava no painel de voos. Como devo proceder?

    Provavelmente, isso aconteceu porque a sua companhia aérea suspendeu a operação do voo com antecedência, reprogramando-o. Você deve ficar atento à sua reserva e ver para qual voo foi relocado. Procure a empresa aérea para mais informações.

    2 - Como faço para cancelar uma passagem? Como consigo reembolso, como sei se o voo vai acontecer?

    Para cancelar ou remarcar uma passagem, você deve procurar sua companhia aérea, assim como para saber se o seu voo está confirmado. Para assegurar uma oferta diversificada de voos no futuro - após a pandemia, aconselhamos que os viajantes adiem suas passagens, quando possível, em vez de cancelá-las.

    3 - Consigo reaver minhas milhas, caso cancele um voo adquirido desta forma?

    Procure o programa que utilizou para resgatar a passagem. As regras, neste caso, são similares às definidas pelas companhias aéreas.

    4 - Quais os contatos da minha companhia aérea?

    Contatos das companhias aéreas domésticas

    Azul: (11) 4003-1118

    GOL: 0300 115 2121 ou (11) 5504-4410

    Latam: 0300 5705700 ou (11) 4002-5700

    VoePass:  0800 770 3757 ou sac@voepass.com.br.

    Contatos das companhias aéreas internacionais

    Aerolineas Argentinas: 0800 761 0254

    Air Europa: 0800 892 3076

    Copa Airlines: 0800 886 2672 e (11) 4933 2399

    Jet Smart: www.jetsmart.com/br/pt

    Sky: (21) 3958 8200 (11) 4949 0900

    TAP: 0300 210 6060, 0800 727 23 47 (SAC) ou (11) 2131-1200

    5 - Tenho um voo comprado para os próximos meses. Devo cancelar a viagem?

    Esta é uma decisão individual. As companhias aéreas têm tido muito cuidado em informar aos passageiros sobre alterações ou cancelamentos de voos que já estão mais próximos. É importante, além de buscar informações sobre eventuais restrições em seu destino, que você aguarde os desdobramentos acerca do avanço do coronavírus ao decidir sobre o cancelamento da viagem.