Coronavírus | Dúvidas Frequentes

Coronavírus | Dúvidas Frequentes

  • 1 – O Aeroporto de Salvador vai estar aberto?

     

    R – O aeroporto continuará aberto. Contudo, verifique o status do seu voo junto à companhia aérea antes de sair de casa.

     

    2 – O terminal de cargas (TECA) está funcionando normalmente?

     

    R – Sim, o Terminal de Cargas do Salvador Bahia Airport segue funcionando, atendendo todas as orientações sanitárias previstas pelos órgãos competentes.

     

    3 – Como faço para saber se meu voo está confirmado?

     

    R – Entre em contato com a companhia aérea ou agência de viagens que emitiu a passagem. 

     

    4 – Cheguei no Aeroporto e meu voo não constava no painel de voos. Como devo proceder?

     

    R – Isso acontece porque a sua companhia aérea suspendeu a operação do voo com antecedência, reprogramando-o. Você deve ficar atento à sua reserva e ver para qual voo foi relocado. Caso precise de informações adicionais ou assistência, você deve procurar o balcão de check-in da companhia aérea ou entrar em contato com a mesma via canais de atendimento telefônicos ou virtuais. Caso não consiga ser atendido, pode entrar em contato com a Anac ou procurar órgãos de defesa do consumidor.

     

    5 – Meu aeroporto de destino ou origem é no estado de São Paulo. Conseguirei viajar?

     

    R – Atualmente, estão operando no Aeroporto de Salvador voos diretos com origem e destino a Guarulhos, Belo Horizonte e Brasília. Contudo, verifique o status do seu voo junto à companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto. 

     

    6 – Como faço para adiar ou cancelar uma passagem? Como consigo reembolso, como sei se o voo vai acontecer?

     

    R – Para cancelar ou remarcar uma passagem você deve procurar sua companhia aérea, assim como para saber se o seu voo está confirmado. Para assegurar uma oferta diversificada de voos no futuro, aconselhamos os viajantes a adiar a viagem, quando possível.

     

    7 – Consigo reaver minhas milhas, caso cancele um voo adquirido desta forma?

     

    R – Procure o programa que utilizou para resgatar a passagem. As regras, neste caso, são similares às definidas pelas companhias aéreas.

     

    8 – Quais os contatos da minha companhia aérea?

     

    R – Contatos das companhias aéreas nacionais

    Azul: (11) 4003-1118

    GOL: 0300 115 2121 ou (11) 5504-4410

    Latam: 0300 5705700 ou (11) 4002-5700

    VoePass: 0800 770 3757 ou sac@voepass.com.br

    Contatos das companhias aéreas internacionais

    Aerolineas Argentinas: 0800 761 0254

    Air Europa: 0800 892 3076

    Copa Airlines: 0800 886 2672 e (11) 4933 2399

    Jet Smart: www.jetsmart.com/br/pt

    Sky: (21) 3958 8200 (11) 4949 0900

    TAP: 0300 210 6060, 0800 727 23 47 (SAC) ou (11) 2131-1200

     

    9 – Tenho um voo comprado para os próximos meses. Devo cancelar a viagem?

     

    R – Esta é uma decisão individual. As companhias aéreas têm tido muito cuidado em informar aos passageiros sobre alterações ou cancelamentos de voos que já estão mais próximos. É importante, além de buscar informações sobre eventuais restrições em seu destino, que você aguarde os desdobramentos acerca do avanço do Coronavírus ao decidir sobre o cancelamento da viagem.

     

    10 – Meu voo está previsto para o 2º semestre. Devo cancelar?

     

    R – Viagens a partir da metade do ano podem ser mais seguras no que tange à saúde e à retomada de diversos voos. O ideal, se possível, é aguardar novos desdobramentos acerca do avanço do Coronavírus no mundo para tomar esta decisão.

     

    11 – O sistema de embarque do aeroporto mudou? / O aeroporto está operando apenas em um andar?

     

    R – Durante as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e da redução dos voos, estamos concentrando as operações no andar térreo. Com isso, os balcões de check-in estarão localizados à direita do portão de desembarque doméstico e o embarque será realizado por um novo acesso, próximo aos elevadores. Placas de sinalização temporária foram instaladas para indicar o caminho.

     

    12 – As lojas do aeroporto estão funcionando?

     

    R – Seguindo os decretos municipais, apenas os serviços essenciais, além de caixas eletrônicos e das vending machines estão funcionando. Tão logo a situação se normalize, todas as operações voltarão a funcionar normalmente.

  •  1 – O que o Aeroporto está fazendo para prevenir a propagação do Coronavírus?

     

    R – O Salvador Bahia Airport intensificou a limpeza de todas as suas áreas comuns, além de disponibilizar álcool gel em vários pontos do terminal. Consulte mais informações em nossa nota no Facebook e continue acompanhando nossas redes sociais: @salvadorbahiaairport.

     

    2 – O aeroporto está preparado para o caso de receber passageiro com sintomas?

     

    R – Sim. O Aeroporto de Salvador desenvolveu um Plano Especial de Contingência desenvolvido em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em que constam os procedimentos adotados no caso de identificação de passageiros com sintomas do vírus. Como ações principais, destacamos: a prevenção, o isolamento e encaminhamento para rede médico-hospitalar de referência.

     

    3 – Quem faz a triagem de passageiros?

     

    R – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão competente para fazer o controle sanitário em todos os portos, aeroportos e fronteiras do país.

  • 1 – Onde encontro álcool gel no aeroporto?

     

    R – Dispomos de dispensers de álcool em gel nas áreas de circulação de passageiros no terminal. Em caso de dificuldades, solicite orientação de nossa equipe.

     

     2 – Devo usar máscaras no Aeroporto?

     

    R – Os passageiros devem seguir as orientações do Ministério da Saúde quanto ao uso ou não de máscaras em locais públicos.

     

    3 – Estou apresentando sintomas de virose ou Covid-19. Devo viajar?

     

    R – Não. A recomendação é que adie sua viagem e busque orientação médica.

     

    4 – É seguro ficar dentro de uma aeronave respirando o mesmo ar por muitas horas?

     

    R – Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), as aeronaves renovam 99,9% do ar que circula a bordo.

     

    5 – O que devo fazer se eu tiver um mal-estar físico dentro do aeroporto ou durante o voo?

     

    R – Dentro do aeroporto, procure nossos agentes de terminal identificados com o colete amarelo. Se o mal-estar acontecer durante o voo, acione o (a) comissário (a) de bordo.