Salvador Bahia Airport realiza testes para novo píer

1ª acoplagem de aeronave aconteceu na noite do dia 12

Salvador Bahia Airport realiza testes para novo píer

1ª acoplagem de aeronave aconteceu na noite do dia 12

Na noite do dia 12 de agosto, o Salvador Bahia Airport realizou com sucesso o teste de acoplagem da ponte 13 do novo píer de embarque e desembarque de aeronaves. A ação teve duração de cerca de uma hora e contemplou a avaliação da nova sinalização de pátio, sensores de segurança da ponte, bem como fluxo do push back da aeronave e os procedimentos dos operadores. Os testes foram realizados com uma aeronave modelo a A320 da Latam Airlines Brasil, sem passageiros, e toda a operação ocorreu dentro do previsto.

Na ocasião, estiveram presentes a equipe de manutenção e operação da Latam, fiscais e líderes de pátio do Aeroporto, técnicos da fabricante da ponte - a ThyssenKrupp - e representantes do Consórcio Construtor do Aeroporto. “O teste foi um sucesso e importante para trazer ainda mais segurança para o início das operações desta primeira ponte do novo píer que será aberta para embarque e desembarque de passageiros no final do mês”, afirma o engenheiro do Salvador Bahia Airport, Henrique Bellini.

A nova infraestrutura representará uma ampliação do aeroporto de mais de 13 mil m2 e abrigará seis pontes de embarque modernas, capazes de atender aeronaves de categoria E - maiores que as utilizadas normalmente para voos domésticos. A nova área apresenta inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso.

A área faz parte da fase 1B das obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Salvador prevista no Contrato de Concessão e com entrega em novembro. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no Aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.

Sobre o Salvador Bahia Airport

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 22.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.

Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada.  Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.