Vinci Airports Spotters Day: conheça histórias de gente apaixonada pelo universo das aeronaves

Vinci Airports Spotters Day: conheça histórias de gente apaixonada pelo universo das aeronaves

O baiano Carlos Junqueira e o chileno Ricardo Delpiano são fascinados por voos, pousos e decolagens 


Um é chileno, tem 39 anos, é cientista político e atua como analista de aviação em uma companhia de transporte aéreo. O outro: baiano, tem 25 anos, é designer e trabalha numa empresa de tecnologia. O que eles têm em comum? O interesse pelo mundo da aviação e a paixão em fotografar aeronaves. 


Por isso, Ricardo Delpiano e Carlos Junqueira fazem parte de uma comunidade chamada de spotters e vão participar no próximo dia 28 de setembro do 1º Spotters Day Latin America, promovido pela VINCI Airports em aeroportos desta região sob sua administração.   O VINCI Airports Spotters Day é um momento para reunir esses fanáticos por aviação e lhes dar acesso exclusivo aos bastidores do aeroporto e ao lado ar, proporcionando-lhes uma experiência única. No evento, eles também irão conhecer toda a expertise e know-how envolvido nas operações de todos os aeroportos VINCI Airports.


A ação acontece tanto aqui no Salvador Bahia Airport como nos aeroportos Nuevo Pudahuel (Santiago, Chile) e de Santo Domingo (República Dominicana), com o objetivo de reunir os aficionados por voos, pousos, decolagens e, claro, aviões. Três spotters, um de cada país, foram sorteados para viajar e participar do evento em um outro aeroporto, celebrando assim a conexão entre os aeroportos VINCI Airports. O intercâmbio é uma iniciativa conjunta do Salvador Bahia Airport, Nuevo Pudahuel e Latam Airlines. 


Natural de Salvador, Carlos Junqueira foi contemplado pela ação para conhecer o Aeroporto da República Dominicana e ter acesso à pista e ao pátio de aeronaves para garantir cliques e registros dos aviões de ângulos exclusivos. O baiano não esconde a felicidade em poder participar desse momento. “Estou bastante ansioso para poder conhecer o país, os spotters de lá, a cultura local e fazer muitas fotos. Vai ser enriquecedor”, revela.  


Iniciante no hobby de fotografar aviões, Carlos comenta ainda a expectativa em representar a comunidade de spotters baianos nessa ação da VINCI Airports. “Eu ainda tenho poucas fotos e as imagens que já fiz uso para montar um acervo pessoal. Agora, que estou começando a divulgar para outras pessoas e poder representar nessa ação os apaixonados por aviões será uma experiência incrível”, conta. 


O interesse de Carlos pelo universo aéreo surgiu a partir das viagens que fazia. “Adoro viajar e sempre ficava imaginando os bastidores dos aeroportos e curiosidades sobre os aviões”, diz ele e acrescenta. “Meu sonho é conhecer a cabine do piloto e fazer fotos dessa parte do avião. Outro desejo que tenho é participar da inauguração de algum voo, quando eles fazem o batismo da aeronave”. 


Chile com Bahia – Enquanto Carlos embarca para a República Dominicana para participar do Spotter Day naquele país, diretamente de Santiago no Chile, Ricardo vem para conferir a programação do evento em Salvador. Cientista político de formação, é entre aeronaves que o chileno encontrou sua verdadeira vocação. 


Seu envolvimento com o mundo da aviação é tanto que, além de trabalhar hoje nessa área, fundou a Associação Spotter Chile, que reúne outros admiradores como ele, além de ser criador e editor do site DesdeSCL.com, especializado em informações sobre companhias aéreas e aeroportos. 


O Salvador Bahia Airport espera receber mais de 50 spotters no dia 28. A programação terá início com um café da manhã, seguido de tour pelas novas áreas do Aeroporto. Haverá ainda apresentações de capoeira e samba de roda, a fim de recepcionar e mostrar um pouco da cultura local aos spotters que vêm de fora do estado e do país. O ponto alto do encontro é o acesso à área operacional, onde ficam os pátios e pistas de pouso e decolagem. O evento será encerrado no início da tarde, com comidinhas regionais servidas em food bikes. 


Os apaixonados por aviação e fotografia que quiserem participar da comunidade de spotters do Salvador Bahia Airport devem enviar e-mail para spotters@salvador-airport.com.br 


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.


O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 22.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.


Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.