Sustentabilidade

Sustentabilidade

O Salvador Bahia Airport, assim como toda a rede VINCI Airports, tem um compromisso com o meio ambiente. A redução do impacto ambiental é praticada através da AirPact, estratégia global ambiental da rede de aeroportos. Os esforços levaram o Salvador Bahia Airport a ser reconhecido como um “Aeroporto Verde” pelo Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI – LAC) e a receber Certificações de Acreditação em Carbono (ACA Certifcation) em primeiro e segundo níveis.

Conheça um pouco mais das iniciativas desenvolvidas aqui em diferentes áreas. 

  • Nosso objetivo é reduzir em 50% o consumo de água até 2030. Para isso, adotamos o reuso de água em vasos sanitários, torres de resfriamento e outros usos não nobres, reduzindo 37% do nosso consumo de água potável. Desde o início do projeto de reuso de água, mais de 35 mil m³ de água foram economizados. Nossas torneiras receberam bicos arejadores, que reduzem 70% da vazão sem afetar a percepção do usuário.

     

    Comparação entre a água tratada para reuso e o efluente bruto

     

    Água de reuso do Salvador Bahia Airport

  • Possuímos Certificação ACA 2 pela redução de 6,12% da nossa pegada de carbono e queremos reduzir em 50% até 2030. Para tanto, estamos instalando uma usina solar com 4.215kWp de potência, substituímos 100% das lâmpadas por LED e trocamos equipamentos antigos por outros mais eficientes.

    Usina Solar do Salvador Bahia Airport

  • O Salvador Bahia Airport é o primeiro Zero Efluentes do Brasil. Todo efluente gerado é tratado em uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes e 100% é reaproveitado como água de reuso.

     Infográfico operacional da ETE

    Nova ETE do Salvador Bahia Airport

    Tanques de MBR (Membranas de Ultra Filtração)

  • Somos o primeiro aeroporto Aterro Zero do Brasil. 100% dos nossos resíduos sólidos são coletados, classificados na Central de Resíduos e enviados para a destinação correta, onde são utilizados como matéria-prima para reciclagem ou para geração de energia e cimento. Por ano, mais de 1.300 toneladas de resíduos sólidos são coletadas e reintroduzidas em processos produtivos, adotando assim o conceito de economia circular.

    Infográfico operacional de Gestão de Resíduos

  • O Salvador Bahia Airport possui mais de 200 espécies de aves catalogadas e realiza o gerenciamento do risco da fauna. Através da licença de manejo de fauna, realizamos monitoramentos, capturas com técnicas que não causam danos aos animais, tratamento veterinário, identificação da espécie e posterior soltura à natureza em locais licenciados, preservando a biodiversidade local e reduzindo 80% das colisões com danos às aeronaves.